O2eco Tecnologia Ambiental usa processo de bioestimulação natural para o tratamento da água e efluentes. Projeto piloto foi focado na despoluição de um córrego em Sete Lagoas (MG), e ficou em primeiro lugar na quarta edição do programa.
Na semana do Dia Mundial da Água, uma solução que trata a água sem produtos químicos e sem causar qualquer tipo de desequilíbrio ambiental foi o destaque da quarta edição da Aceleradora 100+, programa de inovação aberta da Ambev, focado em impacto socioambiental positivo. Na última terça-feira (21), foi realizada a fase final, o Demoday, onde as startups selecionadas apresentaram os resultados dos projetos pilotos para uma banca avaliadora composta por executivos da Ambev e especialistas do mercado.
O primeiro lugar ficou com a startup O2eco Tecnologia Ambiental, que tem uma tecnologia baseada no processo de bioestimulação natural. A partir da proliferação de bactérias que já fazem parte do corpo hídrico e consomem materiais orgânicos e inorgânicos, é realizada a despoluição natural da região. O projeto piloto realizado em parceria com a Ambev atuou no tratamento das águas do córrego de Vargem do Tropeiro, em Sete Lagoas (MG). Cerca de 1 km do rio apresentou melhora significativa nos níveis de carga orgânica, turbidez e nitrogênio, deixando um impacto positivo no ecossistema do rio.
Para Mariana Appel, Gerente de Sustentabilidade da Ambev, “a água está totalmente conectada com o nosso negócio e por ser um insumo essencial para a vida de todas as pessoas, sabemos que é preciso ser uma gestão hídrica social e ambientalmente responsável. A solução da O2eco está totalmente em linha com a nossa agenda ESG e poder realizar a despoluição de um córrego, em uma área de alto estresse hídrico, impulsionando o empreendedorismo, foi uma experiência com resultados muito promissores”.
Um dos desafios propostos pela Aceleradora 100+ tem foco na meta da Ambev, que busca melhorar, de forma mensurável, a disponibilidade e a qualidade da água para 100% das comunidades em áreas de alto estresse hídrico com as quais a companhia se relaciona, até o ano de 2025. Já é o segundo ano que a vencedora do programa tem uma solução sustentável para a melhoria da água: no ano passado, o destaque foi a Inspectral, que monitora a qualidade da água de rios usando drones, satélites e inteligência artificial.
“A água é o que nos move na O2eco Tecnologia Ambiental e a premiação recebida pela Aceleradora 100+ representa mais um reconhecimento do nosso trabalho, além do compromisso da Ambev em relação à causa hídrica. Estarmos próximos da companhia traz mais capilaridade para nossa solução, segurança hídrica e retorno à sociedade”, afirma Luis Fernando Magalhães, Diretor da o2eco Tecnologia Ambiental
via assessoria