Muito mais do que a bebida que chega até os mercados e mesas dos consumidores, a grande protagonista do Dia Internacional da Cerveja, celebrado nesta sexta-feira (4), carrega consigo inovação e iniciativas de impacto socioambiental em todo o processo. Marcando a data, a Ambev chama a atenção para as formas mais sustentáveis de se consumir a bebida, a partir de soluções inovadoras e com ações que geram impacto positivo para todo o ecossistema.
Amada por grande parte dos brasileiros, a cerveja continuamente ganha novos sabores e combinações. Na Ambev, esse processo de inovação nos rótulos começa com o passo de entender as novas e diferentes formas de se consumir cerveja ouvindo quem mais importa: o consumidor.
A partir da escuta ativa, a companhia tem entendido as novas tendências e demandas dos consumidores. E, nessa jornada, a empresa tem investido em tecnologia e soluções para atender o que seu público pede, quer e precisa, e que resultam em novas receitas, sabores e conceitos, com benefícios funcionais, naturais e orgânicos.
Um exemplo dessa inovação é o lançamento do Chopp Brahma, que foi para a lata sem passar por nenhum processo de pasteurização, levando o frescor direto do barril de chopp para a casa do consumidor. O desafio para chegar à receita ideal ficou para o CIT, o Centro de Inovação Tecnológica da Ambev, localizado no Rio de Janeiro.
Para atender às novas demandas e ampliar as experiências do paladar do consumidor brasileiro, Brahma anunciou o lançamento de mais três rótulos da Duplo Malte: Brahma Duplo Malte Trigo, Brahma Duplo Malte Tostada e Brahma Duplo Malte Black.
Outras grandes iniciativas da companhia que vão além dessas recentes criações são as ações de crescimento compartilhado que asseguram o desenvolvimento do mercado cervejeiro. O projeto Aprimore, por exemplo, foi criado para atender os desafios gerenciais enfrentados pelos negócios do setor nas cervejarias artesanais da região Nordeste do Brasil. Com o projeto, foram disponibilizadas trilhas de aprendizagem pela plataforma da Academia da Cerveja, escola de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev, lançada em 2020.
O programa Fermenta, por sua vez, foi criado para apoiar projetos que visam a disseminação e impulsionamento da cultura cervejeira. Ao todo, cinco projetos receberão até R$ 50 mil divididos em dois eixos temáticos: crescimento compartilhado e capacitação com foco em festivais, shows, encontros, competições, palestras e produção de conteúdo para diversas plataformas.
A Ambev também possui uma sólida agenda de social e meio ambiente em andamento. Entre as metas da companhia estão a ambição de zerar as emissões líquidas de carbono até 2040, a eletrificação de sua frota, o investimento para estimular o uso de garrafas retornáveis, até o consumo moderado e responsável de bebidas alcoólicas por meio de tecnologia e inovação, e programas de inclusão produtiva, como a plataforma Bora, que pretende impactar 5 milhões de brasileiros com oportunidades de emprego e renda, até 2023.
Todas as iniciativas fazem parte do compromisso da companhia firmado com a sociedade e que estão alinhadas à agenda ESG, anunciada em 2018.
via assessoria