Crítica: Avatar – O Caminho da Água

A tão aguardada estreia de Avatar finalmente aconteceu após 13 anos. O maior evento do ano, não quer dizer que será o melhor filme, e isso é fato. A revolução que a primeira obra proporcionou para o audiovisual foi algo surreal e impensável até então: colocar um óculos e ver algo praticamente na sua frente, perto de seu toque.

Acontece que após tanto tempo, será que o diretor James Cameron conseguirá causar o furacão que fez há anos? Se vai conquistar tal feito, só o tempo e bilheteria podem confirmar isso.

O Caminho da Água é lindo de se contemplar, literalmente em cada detalhe colocado na tela. É um 3D que vale a pena em todos aspectos. Cameron consegue levar você para dentro de Pandora e ficar aprisionado em tanta beleza, porém, isso seria suficiente para manter o público atento no que acontece?

Avatar: O Caminho da Água sabe o valor que custou e faz questão de mostrar e se render nisso, ao demorar demais em cenas extensas e sem serventia alguma. No final das contas é apenas para ostentar o que foi gasto. Agora entenda, isso não é ruim, é belo, tem que ser apreciado, contudo, cansa e trará uma pequena sonolência para os desavisados e acostumados a instantaneidade do que acontece atualmente.

Se alguém pensa em premiar outra obra com efeitos especiais, será punido eternamente. James merece esse prêmio sem sombra de dúvidas. Entretanto fica bem claro que se a segunda aventura no universo azul não chegar a ser o quarto maior filme de bilheteria mundial, trará prejuízo e desdobramentos sobre as demais continuações. É uma pressão enorme, que poderá ser até sofrida, mas chegará, ao menos em 1 bilhão de dólares, até porque será visto na China, que conta e muito no final das contas.

 

 

O ponto fraco segue sendo a história. Rasa e previsível, nesse ponto é uma pena. Se preparar tanto e esperar ter efeitos visuais que entreguem o que o diretor almeja e ter uma narrativa tão fraca em mãos. É isso.

Deixar de vivenciar essa experiência em 3D é um pecado. Avatar 2, é incrível e merece demais o seu dinheiro e todo investimento possível. Pode ter certeza, você será abençoado com essa obra prima.

Nota 8

Por Dieguito C. Melo

Apoio UCI Cinemas