A apresentadora Eliana já está na TV Globo com um contrato super vantajoso, com praticamente todas as suas exigências atendidas. Após 15 anos de sucesso aos domingos na TV aberta, ela e a Globo fecharam o contrato na última quarta-feira (27), por volta das 21h30.
Fontes da direção de contratos do canal disseram que Eliana e a emissora decidiram que seu programa vai estrear na TV aberta em abril de 2025, quando o canal lança sua nova programação anual, ou em julho, três meses depois. A data vai depender do tempo necessário para preparar e produzir o programa.
A coluna conseguiu com exclusividade sete cláusulas do contrato entre Eliana e a Globo. A primeira delas garante que ela continuará no horário dominical. Eliana deixou claro que queria manter seu lugar aos domingos, onde já conquistou seu público ao longo da última década. A emissora e a apresentadora acharam que o melhor plano seria estrear o novo programa depois do Esporte Espetacular, por volta do meio-dia. Assim, a emissora pararia de exibir filmes aos domingos. Eliana ficaria no ar até cerca de 15h, quando o futebol ou Luciano Huck assumiriam a programação. Esse pedido de manter um projeto aos domingos foi oficializado no contrato.
A segunda exigência de Eliana pode causar um pouco de desconforto entre os apresentadores da Globo e a própria emissora. Ela pediu que seu nome fosse a principal marca do programa. Há algum tempo, a Globo tem preferido não usar os nomes dos apresentadores nos títulos dos programas, como aconteceu com o Domingão do Faustão, que virou Domingão com Huck, e o Caldeirão com Mion. A ideia era garantir a continuidade dos programas caso precisassem trocar os apresentadores. No caso de Eliana, o nome do programa ainda não foi decidido, mas a Globo aceitou seu pedido.
A terceira exigência foi sobre a duração do programa. Eliana pediu pelo menos duas horas no ar. A Globo planejou um programa de cerca de 2h30, incluindo comerciais e intervalos.
A quarta exigência foi autonomia total para negociar publicidades e recusar campanhas de marcas que não combinem com sua imagem e seu público.
A quinta exigência foi autonomia para formar sua própria equipe, o que inclui trazer pessoas com quem ela já trabalha há anos. Isso também abre a possibilidade de Eliana trazer seu parceiro de atração, Thiago Barnabé, conhecido pelo personagem Narcisa.
A sexta cláusula não é exatamente uma exigência, mas sim o acordo financeiro entre a Globo e Eliana. O valor negociado foi de R$ 2,5 milhões por mês, mais uma participação nos lucros das cotas comerciais do programa.
Por fim, a sétima cláusula específica que a Globo e Eliana vão decidir mais tarde se o programa será ao vivo ou gravado.
via Lo Bianco/ texto adaptado por Dieguito C. Melo